Quem fizer uma boa interpretação da frase nos escritos de Nietzsch,
perceberá que ele não quis dizer que Deus morreu fisicamente, ou que ele disse isto baseado na morte de Jesus Cristo, e muito menos se declarando ateu pois, ele até faz isto mas em outra obra chamada Ecce Homo: "Para mim o ateísmo não é nem uma consequência, nem mesmo um fato novo: existe comigo por instinto". Para Nietzsche, “Deus está morto” porque os cristãos não faziam jus a mensagem do Evangelho que pregavam.
Indo direto ao assunto agora, faço uma comparação da polêmica frase ao qual intitulo A cruz está morta. E por que isso? A mensagem anunciada através da mídia evangélica (Rádio, TV, DVD, Internet, etc.), com algumas exceções é claro, declara que a cruz está morta. Obviamente que se trata de um objeto de madeira sem vida já que não está em seu funcionamento natural e que não pode perder a vida, pois já não a tem mais. Mas refiro-me ao simbolismo que ela tem para os cristãos, de algo que nos lembra a morte e a ressurreição de Jesus.
A recomendação de Cristo de que cada um deve levar a sua cruz se quisesse segui-Lo, e a bela letra da música que diz: sim eu amo a mensagem da cruz, té morrer eu a vou proclamar, não tem mais espaço na mídia “gospel”. Quero dizer que o mundo “gospel” matou a cruz. Sobre o Evangelho de Cristo dizem as piores barbaridades que se pode ouvir em nome de Deus, especificamente em nome de Jesus. Quantos estão “trazendo a arca” quando Cristo está sempre presente em nós (Mt 28.20)? Quantos estão “pagando o preço” se Jesus pagou o preço por nós (1Tm 2.5,6; 1Co 6.20;7.23)?
Não! A cruz está mais viva do que nunca. Sua mensagem nos traz conforto, alegria e paz, pois, apesar de sofrermos todos os tipos de males que esta vida oferece, em Cristo somos “mais que vencedores”(Rm 8.37). Não precisamos de fórmulas mágicas, unções poderosas, atos proféticos que vão mudar a nossa sorte. Nós temos Cristo, Ele fez tudo por nós, e por amor. Não precisamos viver segundo o curso deste mundo que baseia tudo no sucesso individual e na competição. Precisamos viver em amor ao próximo, seja ele ou ela quem for.
Nietzsche morreu na loucura, não acreditando em Deus. Talvez os cristãos tenham colaborado para isso, infelizmente. É justamente o que não devemos fazer, olhar para os outros. Devemos olhar somente para Jesus, negarmos a nós mesmos, tomar a nossa cruz e seguir a Cristo.
Pr. Edson Alves
Pr Edson, que surpresa encontrá-lo por aqui. Na verdade eu procurava por um site, acabei encontrando seu blog e lendo seu texto "A Cruz está Morta". Excelente texto que vc abordou diante dessa problemática que enfrentamos hoje. É revoltante o que fazem com o nome Jesus. A centralidade da mensagem de Cristo perdeu espaço para toda essa parafernália que assistimos pateticamente hoje. Mas haverá sempre o remanescente... ainda há hoje aqueles que guardam a mensagem cristã, aqueles que se submetem a Seus ensinos... Que Deus lhe abençoe, Pastor, e que sua mensagem seja reflexo da vida e obra de nosso Senhor e Salvador, Jesus.
ResponderExcluirAbraços!
Luiz Alberto (Luizinho)
Igreja Batista em Jardim Ideal 1